quarta-feira, 27 de março de 2013

Sopa de legumes com carne para congelar

Fico muito contente que tenham gostado do post anterior. É um assunto que eu gosto e tem muita coisa pra falar, muita gente pra dar seu depoimento e enriquecer mais ainda este humilde blog. Adoro!

Bom, a aventura culinária que eu citei foi uma sopa de legumes com carne que fiz em grande quantidade para congelar e jantar durante a semana, já que agora estamos chegando tarde praticamente todos os dias, pois comecei a trabalhar.

Estávamos jantando tarde e indo dormir "de barriga cheia" e isso não é legal. Então surgiu a vontade e a idéia de fazer uma sopinha leve e nutritiva e congelar em quantidades para um jantar. Deu muito certo!

O único problema é que fiz a sopa no sábado e jantamos já um monte dela, de tão boa que ficou. Hahaha...

Eu nunca tinha feito sopa assim, com legumes e carne. Faço muito caldo verde, tem também a sopa de ervilhas de latinha. Eu amo sopa, por mim comeria todos os dias, fazendo calor ou frio, mas foi meu marido mesmo que me pediu para fazer esse esquema de congelar, então obviamente fiquei super feliz e empolgada. Morro de saudades da sopinha do meu pai, e lembro que minha mãe fazia sopa de qualquer coisa que tinha na geladeira, sopa de resto, sopa de tudo. Uma mais deliciosa que a outra.

Fiz na panela normal, não tenho panela de pressão ainda. As quantidades dessa receita estão aproximadas, fiz no "olhômetro" mesmo, depois de ler algumas receitas na internet.

Sopa de legumes com carne
Rende aproximadamente 2,5 Litros de sopa

2 Litros de água
600g de batata descascada e cortada em cubos
200g de cenoura descascada e cortada em rodelas
2 tomates cortados em cubos (se quiser pode descascar e tirar as sementes, eu não o fiz)
300g de carne de boa qualidade cortada em cubos
8 dentes de alho picados
1 cebola picada
Salsinha, cebolinha, orégano e sal
Azeite



Em uma panela grande, fritei o alho e a cebola no azeite até dourarem. Adicionei a carne e orégano e deixei cozinhar até a carne soltar a água. Coloquei a cenoura na panela e deixei refogando um pouco. Adicionei a batata e a água, acertei o sal, coloquei os tomates, a salsinha e a cebolinha. Tampei a panela e deixei em fogo médio. De vez em quando espetava a cenoura com o garfo, e quando ela já estava bem macia, tirei do fogo, separei a carne em um reservatório, coloquei todo o resto no liquidificador e bati rapidamente. A idéia não era fazer um creme, mas sim um caldo mais grosso e fazer os pedaços de cebola desaparecerem. Mas não precisa bater se você não quiser.
Dividi em potes de plástico, esperei esfriar e coloquei no congelador.

Para comer a sopa, tiro de manhã do congelador e coloco na geladeira, de noite coloco a sopa numa panela com um pouco de água, misturo e deixo ferver um pouquinho. Aí é só servir!

Gente, ficou uma delícia, e super fácil de fazer, dá pra garantir semanas de sopa! Jantar leve, saudável e delicioso todos os dias. Pode colocar qualquer legume nessa sopa. Chuchu, abobrinha, repolho, brócoli, couve flor. Dá pra levar pra comer no trabalho também!! Pra quem não tem tempo para cozinhar na semana, é uma ótima opção. A foto ficou torta e eu nem reparei, desculpem.

Quem já faz isso? Se fizer, me conta?

Beijos

27 comentários:

  1. Oi Juliana,
    Na casa da minha mãe, sopão de tudo q tem na geladeira, a gente chama de SOS: sobras de ontem sortidas!
    Aqui, eu costumo congelar as sopinhas do Miguel. Faço uma base e vou acrescentando uma ou outra proteina.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, adorei o SOS!
      Que legal, já ajuda bastante ter as sopinhas congeladas, né??
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Juliana,

    Por aqui sopa só no inverno ...
    A sopa é leve, mas sempre tem croutons em cima que estragam isso
    Adoro caldo verde, e esse é melhor do que sopa.
    :)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu também sou louca por caldo verde!!
      Vou postar na próxima vez que eu fizer.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi flor...adoro sopa, em qualquer estação...delícia.
    Bjs

    Marcela

    ResponderExcluir
  4. Olha, do jeito que o inverno ainda não acabou... essa receita vai bem mesmo. Só preciso de uma panela maior. Mas acho uma boa mesmo, até porque além de nutritiva, alimenta bem e não passa fome... ótimo para emagrecer tb... gostei!

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, viu Bah, aqui ainda frio e com vento geladérrimo!
      Nem sinal de calor.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Juliana, adoro sopas, de vez em quando faço por aqui.
    Gostei da sua receita, parece realmente deliciosa;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples, fácil e deliciosa.
      Por mim colocaria nela todos os legumes, mas tenho que respeitar as restrições do marido, né... Fazer o que...
      Hahaha
      Beijos

      Excluir
  6. Juliana,
    eu adoro sopa.
    Aqui o tempo está chuvoso, perfeito para sopinhas. ♥

    beijinhos :*
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir
  7. Eu amo sopa, por mim tbem comeria todos os dias, ainda mais no jantar... super leve, prático e saudável... mas meu marido vira a cara.. não gosta, não come e bate o pé. Aí tenho que me virar de outro jeito, né... bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Raquel, é duro... A minha cozinha funciona em função dos gostos do meu marido, raramente faço algo que só eu gosto. Até que ele não é tão chatinho pra comer, mas tem suas restrições. Como eu gosto de tudo, tudo o que ele não gosta eu gosto! Hahaha...
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Juliana! Adoro uma boa sopa de legumes... Vim lhe desejar uma Feliz Páscoa! Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Por aqui todos Adoram sopa, principalmente agora que tá começando a esfriar. já experiementou colocar arroz integral na sopa, fica uma delícia ;) Feliz páscoa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arroz integral?? Nunca experimentei! Nunca nem pensei nisso! Mas aí tem que ser na panela de pressão, né?
      Feliz Páscoa! Beijo

      Excluir
  10. Oi Jú. Valeu pela receita, vou aproveitar e incorporar na nossa reeducação alimentar. O maridão está com 6 kg a menos depois do casamento, pois estou de olho na nossa alimentação e a ideia da sopa será fundamental para nossa alimentação noturna. Beijos e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como vocës trabalham bastante, seria pràtico ter sopa congelada tambèm.
      Feliz Pàscoa pra vocës.
      Beijos

      Excluir
  11. Ju querida
    Aqui tbe adoramos sopa, e a noite cai super bem, ne?
    Receita anotada, vou experimentar.
    Querida, obrigada pelo carinho la no blog. A tia Nilza é uma fofa mesmo!!!! Vou mandar o beijo dela :)
    Uma páscoa abençoada para vc e sua familia!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  12. Adorei a ideia da sopa congelada!
    Amo sopa em qualquer época do ano, mas nem todos em casa compartilham este amor.
    Levo a ideia comigo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys, tomara que você faça uma sopinha bem gostosa e todos fiquem doidos por sopas! Hehehe...
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...